Le Tour de France

 

O Tour de France é uma competição de ciclismo por etapas, sendo organizada pela primeira vez em 1903 para aumentar as vendas do jornal esportivo L’Auto. A prova tem sido realizada anualmente desde a sua primeira edição, com exceção de quando foi parado para duas Guerras Mundiais.

O Tour é um evento do UCI World Tour, o que significa que as equipes que competem na corrida são na sua maioria times UCI ProTeam, com exceção das equipes convidadas pelos organizadores.

O Tour de France, o Giro d’Italia e La Vuelta a España fazem parte das prestigiadas provas de três semanas de duração que formam o Grand Tour do ciclismo, sendo que o Tour de France é o mais antigo e considerado o mais prestigiado das três.

Tradicionalmente, a corrida é realizada principalmente no mês de julho. Enquanto a rota muda a cada ano, o formato da prova permanece o mesmo, passando através das cadeias de montanhas dos Pirineus e dos Alpes, com a chegada no Champs-Élysées em Paris.

 

O primeiro Tour de France

Jules-Albert de Dion juntou-se com Adolphe Clément e Édouard Michelin e fundaram o jornal esportivo L’Auto após uma desavença política.

O jornal L’Auto não teve o sucesso que seus fundadores esperavam. A estagnação das vendas, em menor quantidade do que se pretendia para superar o seu rival, levou a uma reunião de crise. O último a falar foi o jornalista-chefe de ciclismo, um homem de 26 anos de idade chamado Géo Lefèvre que sugeriu uma corrida de seis dias, do tipo popular na estrada, mas em toda a França – nessa época, corridas de ciclismo de longa distância eram um meio popular para vender mais jornais. Se tivesse sucesso, ele iria ajudar o L’Auto a corresponder ao seu rival ou até mesmo colocá-lo fora do negócio.

Cerca de sessenta ciclistas participaram do primeiro Tour de France e apenas 21 deles conseguiram chegar ao seu final. A prova teve início às 15:16 do dia 1 de julho de 1903 em frente ao café Reveil Matin em Montgeron, na periferia parisiense e era composta por 6 etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus e Nantes. Maurice Garin foi o vencedor deste primeiro Tour de France, que terminou em 19 de julho.

Maurice Garin, vencedor do primeiro Tour de France

Maurice Garin, vencedor do primeiro Tour de France, apoiado na sua bicicleta

 

O Tour de France atual

As edições modernas do Tour de France consistem em 21 etapas de um dia inteiro durante 23 dias e cobrem cerca de 3200 km. O número de equipes geralmente varia entre 20 e 22, com nove ciclistas em cada. O percurso é composto de mais de 3000 km de estradas irregulares e montanhosas que, de uma certa maneira, representam uma volta na França, ao mesmo tempo, ocasionalmente fazendo passes através de países vizinhos.

Todas as etapas são cronometradas para ao final e todos os tempos são somados. O ciclista com o menor tempo total é o líder da corrida e ganha. para vestir a cobiçada maillot jaune.

Embora a classificação geral acumula mais atenção, há outras competições realizadas no Tour: a classificação por pontos no Tour de France para os velocistas, a classificação de montanha para os escaladores, classificação de ciclista jovem para os ciclistas com idade inferior de 26, e para as equipes mais rápidas a classificação da equipes.

 

Les maillots du Tour

A “maillot jaune” – camisa amarela, é atribuída ao primeiro corredor em tempo individual na classificação geral, é a de maior prestígio. Foi inventada em 1919 por Henri Desgrange, em referência ao papel amarelo do jornal L’Auto e o primeiro atleta a vesti-la foi Eugène Christophe, que acabaria aquela edição na terceira colocação.75 É atribuída calculando-se o tempo total gasto por cada corredor, isto é, adicionando-se os tempos de cada etapa. O corredor com o menor tempo é considerado o líder no momento, e, ao final do evento, é declarado o vencedor geral do Tour.

A “maillot à pois” – camiseta branca com bolas vermelhas, é atribuída ao primeiro corredor na classificação em etapas de montanha; no topo de cada montanha do Tour, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo.

A “maillot ver” – camiseta verde, foi criada em 1953 em comemoração aos 50 anos do primeiro Tour e é atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos (sprints). Ao final de cada etapa, ganham-se pontos quando se termina a etapa nos primeiros lugares.

A “maillot blanc” – camiseta branca, segue os mesmos critérios da camiseta amarela, mas somente disputada por corredores com idade máxima de 25 anos em 31 de dezembro do ano em questão. A categoria, criada em 1975, foi introduzida como forma de reconhecer o desempenho dos ciclistas mais jovens, foi temporariamente extinta em 1998, mas novamente reintroduzida pouco tempo depois. Poucos são os competidores que se podem orgulhar de ter vestido as camisetas amarela e branca no mesmo ano. O francês Laurent Fignon, em 1983, o alemão Jan Ullrich, que ainda compete, em 1997, e o espanhol vencedor do Tour de 2007 Alberto Contador e Andy Schleck em 2010 são os únicos até agora.

Le maillots: as camisas do Tour de France

Le maillots: as camisas do Tour de France

 

Os recordistas

O belga Eddy Merckx na sua estréia em 1969 foi Rei das Montanhas, ganhou a classificação por combinação, prêmio combatividade, a competição pontos e o Tour de France naquele ano se tornando um mito. Além dele, somente mais três ciclistas conseguiram vencer o Tour de France cinco vezes: os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault e o espanhol Miguel Induráin.

A lenda Eddy Merckx

A lenda Eddy Merckx

 

Os útltimos 10 campeões

ANO

Campeão

Equipe

2001

Sem Vencedor US Postal

2002

Sem Vencedor US Postal

2003

Sem Vencedor US Postal

2004

Sem Vencedor US Postal

2005

Sem Vencedor Discovery Channel

2006

Oscar Pereiro Caisse d’Epargne-Illes Balears

2007

Alberto Contador Discovery Channel

2008

Carlos Sastre Team CSC Saxo Bank

2009

Alberto Contador Astana

2010

Andy Schleck Astana

2011

Cadel Evans Garmin-Cervélo

2012

Bradley Wiggins SKY

2013

Chris Froome SKY

 

* Lance Amstrong teve seus títulos (2001 a 2005) caçados devido a ter assumido o uso de doping.

 

O campeão em 2013

Christopher Froome, amém conhecido como Chris Froome ou Froomey, é um ciclista britânico. Atualmene corre na equipe britânica Sky.

Profissional desde 2007, Froome teve um inicio de carreira discreto em África. Em 2008, foi para a equipe Barloworld.

Com o desaparecimento da equipe Barloworld, Froome junta-se ao novo projeto de equipe Sky e os bons resultados começaram a aparecer, sendo segundo nos campeonatos britânicos de contra-relógio atrás do seu colega de equipe Bradley Wiggins.

Em 2011, Froome mostrou o seu verdadeiro potencial na Vuelta. Após ajudar o seu líder Bradley Wiggins a resistir aos ataques de Joaquim Rodríguez, Vincenzo Nibali e de Juan José Cobo, Froome lançou-se ao ataque por diversas vezes, ficando em segundo lugar na classificação final, a apenas 13 segundos do vencedor Juan José Cobo e à frente do seu líder teórico, Bradley Wiggins.

Ele ganhou a etapa 15 do Tour de France 2013, considerada uma das mais míticas escaladas dessa prova com 242,5 km, sendo os últimos 20k com subida continua. No final agarrou-se de imediato a uma máscara de oxigênio.

 

Disputa entre Froomey (e) e Contador (d) no Tour de France

Disputa entre Froomey (e) e Contador (d) no Tour de France

 

A prova em 2014

O Tour de France 2014 será a 101ª edição do Tour de France. Ele está programado para começar na Inglaterra, no dia 5 de Julho de 2014 em Leeds, West Yorkshire, e antes de retornar para a França também contará com um pódio de etapa em Londres.

As mulheres vão participar no último dia do Tour de France 2014, numa corrida chamada La course by le Tour de France. Os corredores vão terminar no Champs Elysees algumas horas antes de os corredores masculinos chegarem. A corrida vai fazer parte do calendário 2014 da UCI para as mulheres de elite.

Percurso do Tour de France 2014

Percurso do Tour de France 2014

Acompanhe o Tour de France 2014:

Página oficial da prova
Cobertura online em 2014
História e estatística do Tour de France (em francês)