A histórica prova Iron Biker acontecerá no próximo final de semana…

…e os MTBrutos estão inscritos!

A cidade história de Mariana (MG) vai receber o Iron Biker pelo 2º ano seguido. A competição será nos dias 20 e 21 de setembro. A prova chega a sua 21ª edição, mantendo o alto nível de desafio, com 140 quilômetros de trilhas, divididos em dois dias de prova – sábado e domingo. Em 2014, o Iron Biker Brasil contará com atletas de todos os estados brasileiros, além de atrações internacionais, como o suíço Lukas Kaufmann e a colombiana Angelita Parra, campeões da categoria elite no ano passado.

Nossos MTBrabos na Big Biker: Keller(e), Fabio, Caram e Diego(d).

Nossos MTBrabos na Big Biker: Keller(e), Fabio, Caram, Diego e Christiano

Os nossos atletas Christiano Marinho, Diego Gomes, Eduardo Barrientos, Fabio Chiletto, Gabriel Tavares, Leandro Caram, Luiz Forjaz, Rodrigo Keller e Ricardo Kamel representarão a equipe laranja nesta edição da competição. Eles serão acompanhados pelo Prof. Eduardo Gomez, que também representará a assessoria na prova.

As inscrições para esta edição estão esgotadas, prova do sucesso da competição e do grande interesse de todos os participantes. Aliás, vale um destaque para a participação feminina que, nos últimos três anos, teve um aumento de mais de 40%.

A prova é realizada em duas etapas, no primeiro dia os atletas inscritos na PRO percorrerão 89Km e os atletas inscritos na SPORT 58Km. No segundo dia os atletas da PRO percorrerão 58km e os atletas da SPORT 46km.

 Confira os vídeos divulgados pela organização do evento:

Etapa 1

Etapa 2

Um pouco da história do Iron Biker

A história do Iron Biker se confunde com a própria história do Mountain Bike no Brasil. Em 1989, mesmo período em que começavam a aparecer as primeiras bicicletas fora de estrada do país, foi fundado o Mountain Bike Clube de Belo Horizonte (MTBC). O clube, foi então, o responsável pela realização das primeiras e mais destacadas provas para promoção do esporte na época.

Seguindo o sucesso dos eventos e o crescimento impulsionado do esporte, foi criado em 1993, o então chamado Desafio das Montanhas que logo seria batizado de IRON BIKER. Uma competição que já nasceu como a maior prova de Mountain Bike do Brasil e a primeira prova no formato maratona do mundo (até hoje não existem relatos de nenhuma prova maratona de MTB anterior ao IRON BIKER).

Ao longo de 21 anos, a prova foi colecionando recordes e histórias. Acompanhou a evolução dos equipamentos, dos atletas e principalmente ajudou a fomentar o MTB e o seu mercado, que assim como o IRON BIKER, ganha corpo e novos adeptos a cada dia.

Além do esporte, o IRON BIKER é um forte elemento turístico, cultural e social. Sempre realizado em cidades com apelo histórico, o evento carrega em sua essência o objetivo de ser uma atração a parte para quem acompanha a prova. Além disso, cada atleta doa no ato da inscrição, dois quilos de alimentos não perecíveis que são encaminhados a entidades carentes da região onde o evento é realizado.

A história continua e o IRON BIKER BRASIL mantém seu objetivo de andar lado a lado com o Mountain Bike, realizando eventos inovadores, surpreendentes e desafiadores.

Fazendo parte da história de vida de quem completa a prova e coloca no peito a nossa medalha.

 

Boa sorte aos nosso atletas!

 

Fontes:
Site oficial do Iron Biker Brasil (www.ironbiker.com.br)
Bikemagazine (www.bikemagazine.com.br)