Haute Route Alps: RACE REPORT por Bruno Moraes

O Haute Route Alps 2015 terminou. A semana foi perfeita, os 5 ciclistas do nosso grupo cruzaram a linha de chegada felizes, inteiros e sem maiores contratempos. Todos felizes, e ao que me consta ninguém pensando em vender a bicicleta e nunca mais pedalar!

1441358321_thumb

 

As montanhas que nos dão tanto prazer e dor mereceram nesta semana toda a força que tínhamos nas pernas e no coração. Mereceram toda a nossa paciência! Algumas delas muita paciência!

O Haute Route Alpes 2015 foi a mais dura edição da prova desde sua criação. O fechamento de um túnel fez com que duas etapas tivessem que ser alteradas. Aumentaram distância e altimetria nas duas! Na semana da prova foram mais de 48 horas pedalando. Desde o dia da inscrição foram quase 800 horas.

1441358335_thumb

 

altimetria

todos_inicio

todos_largada

600 ciclistas alinharam na linha de largada! Cada um com uma história, todas com certeza de muito esforço e dedicação.

A estrutura montada em Nice era excelente. Uma equipe de aproximadamente 200 profissionais trabalhando para que os ciclistas pudessem se concentrar em uma coisa: pedalar! Conquistar as montanhas!

carro_largada

O clima não é de competição. É de solidariedade, de festa mas também de ansiedade e respeito pelas montanhas. Todos sabem que precisarão de ajuda em algum momento do percurso!

Todos sabem que precisarão do colega, muitas vezes desconhecido, para chegar lá. Pode ser para ajudar em uma transição de montanha, para uma palavra de coragem em um momento mais duro, para compartilhar a água durante uma “pane seca”, para bater um papo durante uma longa subida. Todos estão lá juntos!

Uma semana depois todos terão enfrentado uma longa jornada. Novas amizades terão sido feitas ao longo do caminho. E as amizades atuais terão com certeza se solidificado durante os perrengues na montanha! Alguns dirão que nunca mais voltarão! Outros, e eu me incluo neste grupo, farão todo o possível para voltar! Muitas vezes!

Os dois primeiros dias com chuva e frio minaram os ânimos, mas nos fizeram apreciar muito mais os dias bonitos que se seguiram. Não ouvi ninguém reclamar do calor!

1441365195_thumb

1441365225_thumb

1441365250_thumb

1441365297_thumb

A jornada

A jornada para o Haute Route 2015 começou em setembro de 2014 quando o Walter Tuche convidou os participantes das edições anteriores e potenciais interessados para um jantar.

Eu tinha acompanhado algumas etapas do treinamento de alguns participantes e saí do jantar com a certeza que queria participar. Poucos dias depois, ainda em setembro, decidi pelos Alpes e fiz minha inscrição.

Os treinos continuaram ao longo do ano, novembro foi o mês de “férias” e entre dezembro e janeiro iniciaram os treinos específicos. Seis dias por semana de pedal que chegariam nos meses mais próximos da prova a aproximadamente 20 horas de treino por semana.

O fato de um grupo estar indo ajudou muito. Drault era o companheiro dos treinos longos de sábado. Sequerra quando estava no Rio nunca refugava um treino de montanha. A turma do “boladão” de quarta-feira no aterro e de 5:40 na padaria às terças e quintas fazia companhia nos demais treinos.

Em julho tirei uma semana de férias para participar da Maratona dles Dolomites e fazer em uma semana 80% da distância e altimetria do Haute Route. Foi importante tanto para treinar o corpo, mas, talvez, mais importante, para dar a confiança de que seria possível fazer a prova.

Em resumo, o Haute Route é muito mais do que uma prova de uma semana. É uma jornada de pelo menos meio ano. Tem que gostar da jornada para participar! Tem que ter apoio e compreensão da família e amigos pois você vai se afastar por um tempo! A todos que me ajudaram só tenho a agradecer!

Muito obrigado!

1441365337_thumb

1441365354_thumb

 

As etapas

Fiz um relato detalhado das preparações finais de cada uma das etapas com fotos, detalhes das montanhas, pontos altos e baixos de cada dia.

Além disso fiz um post especial sobre a logística da prova que acho que é de interesse para todos que pensam em participar.

1441359502_thumb

Fonte: Blog do Bruno Moraes
Fotos: Divulgação/ Bruno Moraes