Cunha/ SP recebe o L’Étape Brasil by Le Tour de France

L’Étape Brasil by Le Tour de France será no dia 25 de outubro de 2015.

LEtape01

A primeira edição do L’Étape Brasil by Le Tour de France será em Cunha, interior de São Paulo. A região foi escolhida por ser montanhosa e possuir as características que o L’Étape du Tour exige. Serão subidas e descidas com as inclinações necessárias para fazer todos os participantes se sentirem parte de um dos maiores e mais importantes eventos esportivos do mundo.

A largada acontecerá às 7 horas do dia 25 de outubro de 2015. A recomendação é que o atleta esteja posicionado no local da largada com 60 minutos de antecedência. Os participantes serão distribuídos na área da largada em grupos de acordo com seu condicionamento físico: os mais rápidos largarão na frente. Essa é uma das medidas para proporcionar maior segurança a todos os participantes, assim como o fechamento total das estradas. Passado o tempo limite para a conclusão da prova, que será de 9 (nove) horas, os participantes serão impedidos de prosseguir e transportados de volta ao Village.

 

O percurso e a cidade

bike_map_final

Mapa do percurso da prova.

Com 112 km de percurso e 2.870 metros de altimetria acumulada, o L’Étape Brasil by Le Tour de Franceserá realizado no dia 25 de outubro, em Cunha (SP), que foi escolhida por suas estradas de pavimento perfeito em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha, e pela localização estratégica, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

 

A etapa 2015
A primeira etapa do L’Étape Brasil by Le Tour de France terá 112km com 2.870m de ascensão. Os ciclistas largarão em Cunha (SP), com 890m de altitude, em direção à divisa com o Rio de Janeiro (1.529 m). A primeira parte, com 28 km, é formada praticamente por subidas.

Confira as principais subidas do L’Étape Brasil by Le Tour de France 2015

1ª – Subida da saída de Cunha: 3,9km a 5,07% de inclinação média;
2ª – Subida base da Pedra da Macella: é um dos grandes desafios da competição. São 4,4km com 7,34% de inclinação média, muito semelhante às montanhas da França;
3ª – Subida da Divisa: a parte mais forte da prova. São 3,94km e 471m de ascensão com cerca de 11,95% de inclinação. Essa parte da prova é similar às montanhas do Giro d’Italia e da Vuelta a España;
4ª – Subida do retorno para Cunha: o trajeto é praticamente de descidas, tendo uma única subida, que é curta e intensa: são 2km com 7,75% de inclinação média, mas com um pico rápido de 18%;
5ª – Subida da vista das 4 Serras: com 3,9km e inclinação média de 6,33%;
6ª – Subida do retorno de Campos Novos: com 1,4km a 6,93% de inclinação média e máxima de 14%.
7ª – Subida final: 1 km de subida a 6,2% de inclinação média.

A previsão é que o vencedor complete a prova em cerca de 3h20min e, o último ciclista, em 8 horas.

Letape_Brasil_Profil_Final

Altimetria promete castigar os ciclistas.

 

Acesso o site da organização para obter mais informações: http://www.letapebrasil.com.br/.

 

Um pouco de história

Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho. O Touré composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos.
Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

 

O que é o L’Étape du Tour?
O L’Étape du Tour, criado em 1993, oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo a oportunidade de participar de um evento com o espírito do Tour de France. Oferecendo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional, logo começou a atrair ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência.
Hoje em dia, aproximadamente 13 mil ciclistas de mais de 50 países costumam se reunir para o L’Étape du Tour. Cada prova traz a esses atletas a oportunidade de pedalar em um trajeto diferente, descobrir novas regiões e combinar um desafio desportivo com o turismo em um dos mais belos países da Europa.

 

L’Étape Brasil by Le Tour de France
O Grupo Manga, por meio de uma parceria inédita com a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, traz ao Brasil um dos mais respeitados eventos esportivos do mundo. No dia 25 de outubro, domingo, a cidade de Cunha, em São Paulo, receberá o L’Étape Brasil by Le Tour de France, prova criada para que atletas amadores vivenciem uma experiência semelhante à centenária prova de ciclismo.
O cenário brasileiro, com números referentes à mobilidade urbana e a aderência massiva ao ciclismo, logo despertou o interesse dos franceses em trazer esse modelo de evento. Foi então que o Grupo Manga, por meio de seu CEO, firmou-se como parceiro para a realização da etapa brasileira nos próximos três anos. Durante o processo de pesquisa e reconhecimento, outro nome importante foi o de Cleber Ricci Anderson, que com sua experiência de mais de 10 anos levando brasileiros para as provas francesas, acabou tornando-se mais um importante elemento na equipe organizadora.

Fonte: http://www.letapebrasil.com.br/