Audax 300: paixão pelo ultra ciclismo

 

Relato do nosso atleta Fred Campos que junto com Kleto Zan, participou do Audax 300k de Holambra.

A modalidade é chamada de Audax, surgiu a muitas décadas atrás através do Audax Club Parisiense, baseado no conceito de Randonneurs.

AudaxSPSão provas de ultra longa distância, começando em 200km e culminando na famosa Paris-Brest-Paris com 1.200km. Tem tempo de corte baixo, não competitivas, onde todos ganham se completarem no tempo limite.

O ciclista tem que ser auto suficiente, não existe apoio, não existe resgate, não existe suporte algum. As estradas são abertas a carros e é necessário uma grande dose de navegação para não se perder nos enormes percursos.

A prova que corremos foi a de Holambra.

As bikes para os que andam na frente (digo com melhores tempos) são normalmente bikes de estrada com geometria mais relaxadas, exemplo da famosa Roubaix da Specialized. Alguns usam clip aero, mas acho isso um risco, pois pode-se simplesmente dormir sobre o clip. Prefiro o guidão clássico.

 

Nesta prova usei uma bike muito arrojada, banco duro e geometria baixa, fiz isso sabendo das dores que ganharia, mas estava na busca de tempo e para isso é preciso aceitar um bocado de dor.

 

Pneus sempre devem ser mais resistentes, a maioria agora usa clincher 25mm, e tem alguns já testando 28mm. Normalmente uso pressão baixa no 25mm, cerca de 80/90 psi e levo sempre 3 a 4 câmaras como reserva.

Relação tem que ser leve, compact é o que reina, mesmo quando não é prova de montanha, pois muitas vezes é preciso apenas girar e deixar os kilometros passarem.

Alimentação é um capítulo a parte. É necessário traçar um plano, e simplesmente seguir. Como disse o Claudio Clarindo na RAAM é preciso que a equipe seja o software e o ciclista o hardware. Como em Audax é proibido equipe de apoio, eu tenho que escrever no quadro o plano, tal como programar a prova e na hora apenas seguir.

 

Em uma prova de 300k gasto cerca de:

  • 6 gels
  • 4 bananas
  • 2 maças
  • 4 pequenos sanduiches de queijo
  • até 6 litros de gatorade
  • 1 litro de hiper calórico
  • 2 BCAA

 

O que me motiva? Desafio.

Sempre fui um admirador de endurance, desde meus tempo de garoto sempre gostei de correr longas distâncias e escalar altas montanhas. Nos últimos anos com o Audax descobri a paixão por ultra-ciclismo.

 

Deseja começar a treinar junto com o nosso pelotão de ciclismo? Entre em contato conosco e obtenha mais informações a respeito.