Aquece Rio: Competição de teste de MTB será no dia 11 de outubro

O Rio de Janeiro aquece as turbinas para os Jogos Olímpicos de 2016, desta vez o evento-teste de Mountain Bike, esporte este que estreou nos jogos de Atlanta, USA em 1996.

O evento-teste do mountain bike para os Jogos Rio 2016 será dia 11 de outubro no Parque Olímpico de Deodoro. O evento deve receber grandes nomes do esporte e a organização prevê receber 130 atletas de 30 países mas, pela programação oficial, o evento-teste não será aberto ao público.

No cronograma estão previstos treinos na sexta-feira e no sábado (9 e 10 de outubro) no circuito de 4,8 quilômetros em Deodoro. As provas serão no domingo (11 de outubro): às 11h será a largada das mulheres e às 14h a dos homens.

Nos Jogos Rio 2016 as provas de mountain bike estão marcadas para os os dias 20 e 21 de agosto.

Pista

A pista do circuito leva a assinatura do designer sul-africano Nick Floros. “O circuito será ótimo. O que eu posso dizer é que teremos, por exemplo, alguns obstáculos diferentes, como formatos de pegada espalhados pelo circuito, e também alguns trechos com inspiração nas curvas da cidade do Rio de Janeiro. Será uma pista muito divertida para todo mundo”, adianta.

Floros esteve no Brasil para conferir os trabalhos, deu uma volta pelo circuito e registrou a pedalada em vídeo. “A área escolhida  é excelente, com terreno e variações muito boas, cheio de subidas e descidas”, destacou o designer.

 

rio-circuito-deodoro

Trecho do circuito do MTB em Deodoro Foto:Brasil2016.gov.br

 

 

Foto: Renato Sette Camara | Prefeitura do Rio

Foto: Renato Sette Camara | Prefeitura do Rio

Seleções do primeiro escalão do MTB estarão presentes

A seleção francesa apresentou um time com grandes estrelas, que tem tudo para dominar a prova.

Para a competição masculina, foi confirmada a presença de ninguém mais ninguém menos que Julien Absalon. Campeão mundial por 5 vezes, Absalon também venceu a prova de MTB Olímpico em em 2004 e 2008. Certamente, trata-se de um dos favoritos para a vitória.

Já no feminino, a presença da multi-campeã Pauline Ferrand-Prévot promete elevar bastante o nível da competição, tornando a luta pela vitória ainda mais emocionante.

A seleção italiana também apresentou seu arsenal para o evento e confirmou a presença de Marco Fontana, companheiro de equipe do número 1 brasileiro, Henrique Avancini.

A nossa seleção estará completa, foram convocados para o evento Henrique Avancini, atual campeão panamericano e brasileiro da modalidade, o multi campeão Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt e Luiz Henrique Coccuzi. No feminino a seleção será representada por Raiza Goulão, atual campeã brasileira da modalidade, Erika Gramiscelli e Sofia Subtil.

Confira o primeiro vídeo divulgado pela organização dos jogos

A pista de mountain bike das Olimpíadas do Rio está pronta! O Centro de Mountain Bike está localizado no Parque Olímpico de Deodoro. Com 4.800 metros de extensão, o percurso permitirá aos competidores passar pela plateia mais de uma vez durante a prova.

Fonte: Rio2016.org.br, Aquece Rio, Bike Magazine